Terapia Sexual

  

    A terapia sexual  trata o foco da queixa, que pode ser tratado o casal ou o indivíduo. A terapia não se restringe apenas na melhora no desempenho sexual, mas  age principalmente no bem estar e na saúde do casal ou do individuo, sendo as atividades sexuais e a sexualidade partes integrantes de um todo.

   Objetivando a resolução das disfunções ou transtornos sexuais surgiram técnicas especificas que passaram a ser denominadas de terapia sexual. Visam orientar na forma de conduzir o ato sexual, contribui na ampliação de possibilidades e desmistifica crenças e obstáculos emocionais que possam estar impedindo a realização deste ato.

    O conhecimento do próprio corpo e de suas necessidades. A terapia sexual não se limita apenas ao desenvolvimento do desempenho sexual, mas abrange questões amplas do bem-estar, sendo o sexo mais uma parte integrante do indivíduo.

    As disfunções sexuais equivalem a 95% das queixas de transtornos da sexualidade, sendo as mais discutidas nesta área, para os homens: a ejaculação prematura (ejaculação foi mais rápida que o esperado) e a disfunção erétil (incapacidade persistente ou recorrente de manter uma ereção até a conclusão da atividade sexual). Para as mulheres: desejo sexual hipoativo (desejo sexual diminuído), anorgasmia (inibição do orgasmo), vaginismo (contração involuntária que impede a penetração) e dispareunia (presença de dor durante ou após o ato sexual).

    Os transtornos da sexualidade referem-se ao transtorno de preferência, transtorno de identidade e as disfunções sexuais. Existem fatores psicoemocionais que conduzem ou agravam alguns tipos de disfunção sexual, como a ansiedade, conceitos equivocados, eventos vitais negativos, dificuldade com a/o parceira(o) e auto-estima diminuída.

    Além das disfunções frequentes podemos observar discordância sobre a frequência  sexual: quando um do par tem mais apetite sexual que o outro.  Discordância sobre realização de um tipo especifico de atividade sexual.  Insatisfação  com a qualidade da vida sexual.  Conflitos de identidade sexual, orientação sexual.  Dificuldade em iniciar e/ou manter relacionamentos afetivos ate  "Aversão - Fobia" a relacionamentos. Compulsão sexual masculina ou feminina, hipersexualidade, dificuldade de envolvimento com pessoa disponível, dentre outras discordâncias.

    A terapia sexual para o casal melhora a qualidade do relacionamento como um todo, incluindo o sexo uma vez que trabalha desde a auto-estima do casal ate os bloqueios que impedem a livre expressão da sexualidade.